Conheça os tipos de telha



Existem muitos tipos de telha para telhado e cada uma possui uma série de vantagens e desvantagens. A escolha deve ser baseada nas suas preferências e necessidades.


Mesmo sendo a última etapa de uma obra, o telhado deve ser planejado desde o início da construção, afinal, ele faz parte de toda a arquitetura da casa, assim como as portas, janelas, cores das tintas escolhidas e tipos de pisos.


CERÂMICA

São feitas de barro e oferecem boa qualidade de isolamento térmico. Muito usadas em casas, já que trazem aconchego a fachada. Como desvantagem, esse tipo de telha é pesada e necessita de uma base mais forte.



CONCRETO

Oferecem um excelente isolamento térmico ao ambiente e por isso vem ganhando espaço em locais com altas temperaturas dentro do Brasil. Também oferecem uma grande variedade de formas e cores. Porém são ainda mais pesadas do que as feitas de cerâmica.



ESMALTADA

As telhas esmaltadas são feitas de cerâmica, mas, recebem uma camada de tinta que diminui as chances de infiltração e oferece mais durabilidade ao material. A variabilidade de tons é um diferencial.




CALHETÃO

São feitas com material de fibrocimento, apresentam um formato mais alongado e diferente. Por esse motivo, esses tipos de telhas são utilizados em grandes vãos livres, como estacionamentos, galpões industriais e espaços comerciais.



FOTOVOLTAICA

As fotovoltaicas são ainda novas em território brasileiro. Formadas por uma estrutura cerâmica anexada juntamente a células fotovoltaicas. Economizam energia sem abrir mão da beleza do projeto, fios passam por baixo do telhado até se conectarem juntamente a um conversor.


PET

Telhas PET são feitas de garrafas PET, são leves, super resistentes e claro, ecologicamente corretas. Suportam altas temperaturas e são extremamente versáteis. Você pode encontrar modelos que se assemelham a telhas de cerâmica, telhas translúcidas e coloridas.



VIDRO

As telhas de vidro são perfeitas para serem usadas em locais que se quer atuação da luz natural como varandas e jardins de inverno. Até certo ponto é resistente, entretanto podem trincar com mais facilidade do que os outros tipos de telha.



FIBRA DE VIDRO

Assim como a telha de vidro, permite a entrada de iluminação natural no ambiente. A telha de fibra de vidro pode ser utilizada junto a telha de fibrocimento ou sozinha. Porém, costuma absorver muito calor.



FIBROCIMENTO

Esse modelo é mais leve que os demais tipos de telha, e mesmo assim é resistente e durável. A telha de fibrocimento absorve muito calor. Uma solução é construir uma laje ou inserir um forro de telhado na construção.



GALVANIZADA

As telhas galvanizadas são revestidas por uma liga de alumínio e zinco, tornando-as assim muito resistentes a possíveis corrosões e alterações climáticas. No entanto, esses tipos de telhas não apresentam um bom isolamento térmico e fazem muito barulho em dias de chuva.



GRAVILHADA

Estas telhas são revestidas por uma camada de rocha moída com acabamento cerâmico. Elas visualmente são muito parecidas com as telhas de cerâmicas ou concreto, não absorvem umidade e nem irradiam calor.



FIBRA VEGETAL

São formadas a partir da fibra de celulose, extraída do papel reciclado e cobertas por uma resina especial. Além disso, as telhas de fibra vegetal são leves e de fácil instalação.




PVC

Existem diferentes tipos de telha de PVC, a mais comum é a que imita uma telha de cerâmica, mas é mais leve e flexível. Não possui um bom isolamento térmico e tem um custo maior se comparado o outros tipos de telhas.




POLICARBONATO

As telhas de policarbonato, protegem contra raios solares e não absorvem calor, garantindo temperatura agradável nos cômodos onde é usado. Esses tipos de telhas são econômicos e permitem a passagem de luz natural, o que pode também diminuir os gastos com energia elétrica.



METÁLICA

Esses tipos de telhas podem ser feitas de alumínio, aço e cobre. Uma das grandes vantagens das telhas metálicas é que elas são capazes de cobrir grandes ambientes, por esse motivo são utilizadas normalmente em construções comerciais e galpões industriais.




#construção #telhas #tiposdetelha #telhados

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo